um lugar mais perto do chão....
Santa Cruz Cabrália é o lugar onde os navios portugueses aportaram, em sua chegada ao Brasil em 1500, portanto de vocação inevitável para refletir sobre a questão colonial. Para além disso, Santo André é uma vila acolhedora e colaborativa, cercada por aldeias, terreiros e quilombos, que recebe de coração aberto pessoas de diversos lugares do mundo para experiências de profunda conexão com a natureza e a diversidade.
A CASA IÁ foi fundada pelo TOMAR CORPO em 2023, nossa sede no Sul da BAHIA. Com área de 2.300 m2, é um espaço dedicado à criação, ao cuidado e à convivência. Está localizada no miolo da Vila de Santo André, dentro de uma área de preservação ambiental, 7 minutos a pé do Rio João de Tiba e da praia de Santo André. Perto dos principais projetos sociais e espaços culturais da vila.
A CASA IÁ recebe até 04 pessoas, em instalação confortável, para imersões integrativas e transculturais, onde o corpo é o pilar tanto para movimentos terapêuticos como para a criação, partes de um mesmo processo metamórfico. Facilitamos o acompanhamento do processo criativo e práticas terapêuticas. No ano de 2024 estamos com o programa CORPO-FLUXO, com foco em desobstruir e dar vazão aos fluxos vitais e criativos dos residentes, usando o toque, o movimento, a meditação e a música, como principais elementos.
Escolha a sua modalidade e se inscreva para receber orçamento e informações detalhadas:
CASULO
Ideal para artistas, escritores ou pessoas de qualquer profissão que desejam desobstruir seus fluxos criativos e/ou vitais, que precisam se afastar da rotina, ou isolar-se para terminar um projeto, usando o período para aprofundamento e foco em sua execução. Esta modalidade pode ter duração de no mínimo 7 dias e de no máximo 1 mês. O valor da estadia pode ou não ser acrescido do acompanhamento terapêutico ou criativo com Lucila Losito. Nesta modalidade, o residente terá direito a um quarto com cama king pelo período de sua estadia (demais áreas da casa são compartilhadas).
DUO / TEIA
Ideal para artistas, escritores ou pessoas de qualquer profissão que desejam desobstruir seus fluxos criativos e/ou vitais, que querem se deslocar da rotina, conhecer outras pessoas com o mesmo propósito, expandir seu potencial criativo e/ou terapêutico para além das suas fronteiras. Esta modalidade pode ter duração de no mínimo 7 dias e de no máximo 1 mês. O valor da estadia pode ou não ser acrescido do acompanhamento terapêutico ou criativo com Lucila Losito. Nesta modalidade, a dupla de residentes terá direito a um quarto compartilhado com duas camas de solteiro pelo período de sua estadia (demais áreas da casa são compartilhadas). No caso de grupo de 3 ou 4 pessoas, a casa ficará inteiramente à disposição dos residentes.
Tateando uma inscrição menos calcada no eu, CASA IÁ, conectada com as deidades femininas YABÁS, propõe um lugar de humildade diante do fenômeno da criação. Abaixo algumas técnicas que temos trabalhado ao longo dos últimos anos:
- banho de rio, mar e floresta;
- deslocamento da rede de criação;
- diversificação da alimentação;
- sensibilização do corpo;
- praticas de ritmo e expressão;
- convivência colaborativa;
- desaceleração e silêncio;
- expansão dos sentidos;
- revisão das hierarquias;
- desconstrução do antropocentrismo;
- exercícios de empatia;
- dinâmicas fenomenológicas;
- anotação de gatilhos criativos;
- exercícios de perspectivismo e empatia;
- medicinas da floresta;
- reencanto das atividades cotidianas;
- coexistência com seres não-humano;
- escuta dos sonhos;
- exercícios de escrita automática;
- observação dos ciclos internos e externos;
- inclusão das estéticas e vozes silenciadas;
A CASA IÁ está aberta para receber projetos de parceiros.
* fotos: Tica Ramos