17 fevereiro 2021





marés | entre ilha e continente

A imersão MARÉS aconteceu em Novembro de 2020 na Kaaysá Art Residency, em Boiçucanga.  Acima você pode ver um pouco do que vivemos e criamos enquanto estivemos juntos, vivendo um momento de deriva e reaproximação. Com a flexibilização paulatina do distanciamento físico, após longo período de quarentena em que uma parcela da população teve o privilégio de habitar “ilhas” (casas, família e criação em isolamento), ensaiamos um primeiro retorno ao “continente” (rotinas, vidas e sociedade) considerando novas perspectivas.

Se por um lado a pandemia nos faz lembrar que nenhuma pessoa é uma ilha, isolada em si mesma, e que cada um de nós é parte de um continente, um todo maior, como escreveu John Donne, a morte de milhares de pessoas nos diminui e mostra que precisamos sair de nossas bolhas e transformar a forma como participamos do planeta, da história, das vidas, e dos processos criativos uns dos outros.

 Com curadoria do Danilo Oliveira e eu, a imersão incluiu práticas corporais para acessar gatilhos criativos e descolonizar gestos, discussão sobre o processo criativo dos participantes, filmes, leituras compartilhadas, ampliação de repertório imagético, caminhadas na mata Atlântica, saída para as ilhas, espaço para respiro e para compartilhar sonhos e inquietações. Foram abordados autores como Ailton Krenak, Grada Kilomba, Silvia Federicci, bell hooks, José Gil, Foucault, Nietzche, Juliano Pessanha, Agambem, entre outros​.

Participaram os seguintes artistas/ autores: Gabrielle Guido, Marcelo Duarte, Rosana Ybarra, Patrícia Araújo, Haroldo Saboia, Raphaela Melsohn, Juliana Waehner,  Clarice Panades, Lis Kuroki, Jessi Fullerfields, Heloísa Ariadne, Luciana Araújo, Milena Abreu e Amanda Elosa.



TOMAR CORPO . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates